domingo, 20 de fevereiro de 2011

fuja do tecnoestresse




"A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básico necessário para construir coisas úteis. Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza do universo, de forma mais precisa do que a permitida pelos nossos sentidos. Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento económico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana. As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais de uma sociedade. Elas são igualmente uma forma de desenvolver e projectar o poderio militar."(historia da tecnologia, wikipedia)


Scraps  no Orkut, recados no facebook, checar e-mails, twittar com os amigos, bater papo no MSN, coisas tão comum no nosso cotidiano mas que revolucionaram nossa rotina de vida nos ultimos anos, será que a dez anos atrás  as pessoas saberiam responder o que é um download? Ou um upload? Ou ate mesmo twittar? E torpedo? Provavelmente não.
A tecnologia a partir dos anos 80 passou a ter importância significativa para cada vez mais pessoas. Nos últimos anos a tecnologia avançou assustadoramente e desde o início desse século (XXI) até o ano atual o crescimento e a abrangência da tecnologia alcançou patamares nunca antes imaginados.


    Com esse acontecimento o estilo de vida das pessoas passa por uma grande mudança, surgindo assim a “geração digital” que passa cada vez mais tempo conectado com as novas tecnologias do que pessoas mais velhas.O barateamento de algumas ferramentas como o computador e o custo do acesso a internet  diminuindo, os celulares cada vez mais baratos e as  operadoras baixando o preço das chamadas, as camadas sociais mais populares estão tendo maior participação nesse processo. 



Todo esse crescimento da tecnologia alavancou muitos outros setores como a ciência, a medicina , a industria, o comercio , os negócios e etc. a publicidade ganhou mais um riquíssimo e lucrativo meio de divulgação de suas propagandas, internet.
 Diante de tantas mudanças e inovações tecnológicas surge o tecnoestresse, que pode afetar dois estilos de vida extremos como   por exemplo uma pessoa que tem dificuldades com a tecnologia que precisa fazer uma operação  no caixa eletrônico passa por um estresse por depender de uma pessoa para ajuda – lá a realizar a operação desejada a pessoa começa a sentir um sentimento de incompetência e exclusão ela começa a se sentir absoleta e ultrapassada gerando assim um tecnoestresse.

Outro exemplo é quando você esta no trabalho e checa e-mails olha seus sites favoritos faz pesquisas ate ai tudo bem mas quando termina o expediente chega em casa e a pessoa não consegue ficar desconectada mesmo quando tem que fazer outras coisas que tem mais prioridade.


A doença e divida em três estágios na fase incial  e a fase em que a pessoa começa a resolver pequenos problemas ou começa a descobrir coisas novas na internet , na fase seguinte ela come a ficar irritada quando esta longe da internet pode ter acessos de raiva repentinos. No estagio final  afeta consideravelmente a saúde da pessoa e nesse caso o estado nesse nível é crônico e é preciso intervenção psicológica nesses casos.

A criança também pode desenvolver tecnoestresse alguns do sinais são baixo rendimento escolar, dores de cabeça,irritação quando fica longe do computador , quando deixa de fazer o dever de casa para jogar no computador e entre outras. Talvez você esteja pensando em proibir seu filho de usar o computador mas saiba que proibir não é  a solução é preciso conversar com ele e impor limites para o uso do computador.





Nenhum comentário:

Postar um comentário