domingo, 24 de abril de 2011

Historia da psicologia e escolas psicologicas

Breve Historia Da Psicologia

A psicologia teve suas raízes há dois mil anos, fundida com a filosofia grega e sua preocupação inicial era o "algo" além do material e sensorial. Suas questões iniciais eram relacionadas à natureza humana como a percepção, a consciência, e a loucura. A origem de seu nome deriva-se da mitologia grega (psyché=alma). A alma era concebida como parte imaterial do ser humano, compreendendo o pensamento, os sentimentos de amor e ódio, a irracionalidade, o desejo, a sensação e a percepção.
Sócrates preocupava-se com os limites entre os homens e os animais, RazãoX instintos.
Platão acreditava que a alma era imortal e que a mente independia do corpo. Aristóteles dizia que alma e corpo não se separavam e se dedicou a estudar a psyqué evolutiva que seguia a linha vegetal-animal-homem. A psicologia da época foi influenciada pelo contexto histórico da Grécia onde predominava o império Romano e o desenvolvimento do cristianismo a psicologia estava relacionada ao conhecimento religioso. No renascimento (XVI) René Descartes cria métodos para sistematização do conhecimento cientifico. Descartes acreditava que o corpo e a mente estava separados, mas existia alguma interação entre eles e essa teoria oi chamada de dualismo interativo.
Somente no final do século XIX quando surgiram as primeiras escolas psicológicas é que a psicologia se tornou uma ciência independente, definido seu objeto de estudo, delimitando seu campo de estudo, métodos e formulando teorias das quais as mais importantes serão sintetizadas abaixo (Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, gestalt, psicanálise).

Estruturalismo

Objeto de Estudo: Consciência
Principais teóricos: Wilhelm Wundt, Edward Titchener
Idéia Central: estudo da consciência separada em seus elementos subjacentes.

O estruturalismo foi uma escola que tinha como objeto de estudo, a consciência, separando seus componentes para estudá-los separadamente. Wundt se dedicou ao estudos desses componentes pois acreditava ser a base de uma nova disciplina da psicologia experimental. Em seus estudos Wundt desenvolveu um metodo chamado introspecção onde os sujeitos experimentais seriam treinados a observar atentamente e descrever com total objetividade suas experiências subjetivas em situações controladas em laboratório. Mas ele descartou esse metodo, pois concluiu ser muito subjetivo para o estudo da mente.
Em 1874 escreveu o primeiro livro sobre o estruturalismo e em 1879 fundou o primeiro laboratório de psicologia (Leipzig, Alemanha)
 Um de seus alunos, Edward Tithener ampliou a abordagem do assunto e definiu à de estruturalismo. Diferente Wundt Titchener adotou a introspecção aos seus estudos ate fim de sua carreira. Utilizou a introspecção para analisar a mente e estudar um estimulo como um tom musical analisar pela introspecção a qualidade, a intensidade, a duração e a clareza.
 A foi amplamente abandonada pela psicologia por ser tratar de uma abordagem muito subjetiva e cada pessoa possui um sistema perceptivo único, tornando difícil obter-se um padrão de semelhança de critérios entre os sujeitos. Mas o estruturalismo foi importante por desenvolve uma ciência pura de psicologia, com linguagem e regras próprias.
Criticas ao estruturalismo:
É reducionista- reduz a experiência humana a simples sensações
É elemetarista- estuda apenas partes ao invés as estruturas mais complexas
É mentalista- baseia se somente em relatórios verbais excluindo indivíduos incapacitados de introspecção como as crianças e os animais e ainda há criticas a introspecção por não ser considerado um verdadeiro metodo cientifico objetivo

Funcionalismo

Principais teóricos: Willian James, Edward Titchener, John Dewey
Objeto de Estudo: consciência
Idéia Central: estudar os processos, operações e atos mentais como formas de interação adaptativa, no sentido de descobrir sua função.

O funcionalismo se preocupou em estudar como a mente opera do que o que a mente contem. Sua principal questão eram as funções realizadas pela mente. Segundo o funcionalismo a mente ajuda o organismo a se adaptar às demandas ambientais.
James criticou o fracasso do estruturalismo em capturar os aspectos mais importantes da experiência mental. Para ele a mete não podia ser separada em seus elementos, pois ela é muito mais complexa que seus elementos. Pois observou que a mente consistia em uma serie continua de pensamentos que estão sempre mudando e descreveu esse fenômeno como fluxo de consciência.
James foi fortemente influenciado pelo pensamento, que segundo o funcionalismo, aumente passou a existir no decorrer da evolução humana e funciona do jeito que funciona porque é útil para preservar a vida e transmitir genes a futuras gerações. Em termos de problema mente-corpo, a maioria dos funcionalistas via os estados mentais como resultante das ações biológicas do cérebro o que caracterizaria a mente por ser um mecanismo fisiológico.

Behaviorismo

Principais teóricos: John B. Watson , B. F. Skinner
Objeto de Estudo: Comportamento
Idéia Central: Estuda os papeis das forças ambientais na produção do comportamento.

Behavior significa comportamento que foi o objeto de estudo dessa escola. Ao contrario do funcionalismo, os processos mentais foram considerados não-cientificos por John Watson responsável pelo desenvolvimento da abordagem behaviorista. As cientistas dessa escola desprezaram os eventos mentais que não poderiam ser diretamente observável e por isso desprezaram os métodos como introspecção e associação livre.
Para Watson se a mente existia, ela era irrelevante para compreensão do comportamento. Watson descartou problema mente-corpo considerando-o fora dos interesses dos cientistas. Concordava com Descartes sobre dualismo, mas sentia que a mente era um subproduto do sistema nervoso.
 Para os behavioristas tudo era ambiente, todo comportamento era causado por fatores ambientais, o grande foco do behaviorismo era a aprendizagem.
Um outro behaviorismo se destacou nos estudos comportamentais, B.F. Skinner, diferia de Watson e estava interessado em como os comportamentos repetidos eram moldados ou influenciados pelas conseqüências que se seguiam a eles. Também negava a existência dos estados mentais, acreditava que os estados mentais não passavam de ilusão.
 O behaviorismo dominou a pesquisa psicológica da década de 1960. Atualmente os princípios básicos continuam a ser vistos como essenciais para compreendermos a mente, o cérebro e o comportamento.
 Skinner enfatiza que um aprende quando se comportamento é fortalecido por um reforço ou diminuído por uma punição.

Conceitos de Skinner

Reforçamento- Visa aumentar as chances de esse comportamento acontecer

Reforçamento Positivo- aumentam as chances de ocorrência do comportamento em razão da apresentação de um estimulo agradável (recompensa).
EX: A criança que por ser caprichosa com os cadernos, recebe elogios da professora. Esta criança manterá o capricho em seus cadernos para não deixar de ser elogiada pela professora.


Reforçamento Negativo- aumentam as chances da ocorrência do comportamento em razão da retirada de um estímulo desagradável.
EX: quando desligamos de manhã o despertador, pois assim deixamos de escutar o som indesejado de sua campainha.

Punição- O comportamento emitido se torna menos provável em razão das conseqüências obtidas.

*Punição Positiva- Diminuem as chances da ocorrência do comportamento em razão da apresentação de um estímulo desagradável
EX: Somos multados ao dirigirmos em velocidade acima da permitida.

*Punição Negativa- Diminuem as chances da ocorrência do comportamento em razão da retirada de estímulo agradável.
EX: O fato de uma mãe proibir a filha de ir a uma festa, em razão de a menina ter desconsiderado o horário combinado de chegada na semana anterior.

Extinção- Quando uma resposta é reforçada sua probabilidade aumenta porem este aumento não é permanente. A operação de suspender o reforço é chamada de extinção.
EX: Se as reuniões da empresa em que você trabalha sempre começam atrasadas, seu comportamento de chegar no horário marcado, com tempo, será extinto.

Modelagem- Modificação gradual de uma resposta por outra que seja mais apropriada ao sujeito através do reforçamento de outros padrões de comportamento que vão sendo sucessivamente adquiridos e aprimorados pelo individuo a partir da aprendizagem obtida, como andar, falar, dirigir, dançar, atravessar a rua, etc.

Generalização- Tendência de apresentarmos comportamentos semelhantes sempre que percebemos os estímulos como semelhantes.
EX: Uma criança que aprende em casa que consegue o que quiser chorando e fazendo birra, é possível que ela venha a generalizar seu comportamento de birra em outros contextos, como na escola.

Discriminação- Capacidade de perceber as diferenças existentes entre os estímulos e responder de maneira diferenciada cada um deles.
EX: As Expressões faciais de alguém podem servir como estímulo discriminativo para eu me aproximar desta pessoa ou evitá-las. Nossos comportamentos são diferenciados dependendo do grupo com o qual estejamos.


Gestalt

Principais teóricos: Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Kohler, Piaget
Objeto de estudo: Percepção
Idéia Central: o todo da experiência pessoal é muito maior do que simplesmente a soma dos seus elementos constituintes.

De acordo com a teoria da gestalt o todo é muito maior que a soma das partes. Por exemplo, um triângulo é percebido comum triângulo e não três linhas e um pedaço de papel.
A gestalt criticou o estruturalismo por descobrir que a percepção dos objetos é subjetiva e depende do contexto. Duas pessoas podem olhar o mesmo objeto e ver coisas diferentes. Como na figura ao lado. Note que você pode alterar entre ver o rosto, o castiçal ou os perfis. Mas é difícil ver os três ao mesmo tempo.
 Assim, a mente, organiza a cena como um todo perceptivo, de modo que o desenho seja visto de maneira especifica.
 A grande descoberta da gestalt é que a mente percebe o mundo de uma forma organizada, que não pode ser dividida em seus elementos constituintes.







   Princípios da organização perceptual

Proximidade- quanto mais próximos os itens estiveram um dos outros, maior será a tendência que seja percebida como um todo.

Similaridade- quanto mais semelhantes forem os itens entre si, maior a tendência que seja percebida como unidade.

Simetria- os itens que formam unidades simétricas tendem a ser agrupados de forma conjunta.

Fechamento- os itens são percebidos como formando uma unidade completa, ainda que sejam interrompidos por lacunas.

Continuação- Itens com interrupções mínimas são percebidos como unidades.

Psicanálise

Principais teóricos: Sigmund Freud
Objeto de estudo: Inconsciente
Idéia Central: tentar trazer os conteúdos do inconsciente para o conhecimento consciente, para que os conflitos possam ser revelados.

Freud Foi o responsável pelo desenvolvimento to metodo da psicanálise. Ele descobriu tinham poucas razões medicas (ele era formado em medicina) para suas patologias e logo passou a acreditar que as condições eram causadas por fatores psicológicos.
Em 1900 Freud Escreve "a interpretação de sonhos" sedo este considerado o marco da psicanálise.
A analise de seus sonhos, atos falhos e lapsos foi o caminho que levou a descoberta do inconsciente, desde o descobrimento dos sentido dos sonhos até o complexo de Édipo.
A partir das obras de Freud outros psicanalistas desenvolveram novos conceitos especialmente em relação ao tratamento com as crianças. Denture eles temos: Melanie Klein,Bion,Winnicott, Anna Freud, Jacques Lacan.
Enquanto muitos estruturalistas e funcionalistas se detinham na experiência consciente, Freud deduziu que grande parte do comportamento humano é determinada por processos mentais inconscientes.
  E embora a idéia de Freud de que os processos mentais ocorrem abaixo do nível do conhecimento consciente seja atualmente aceita pela ciência psicológica, os processos inconscientes estudados pelos cientistas contemporâneo compartilham apenas uma semelhança fugaz com conflitos sexuais inconscientes que permeavam a teorização freudiana.

Métodos de tratamento

Hipnose- foi o primeiro metodo utilizado de acesso ao inconsciente do paciente, pois se trata de um estado de consciência modificado, transitório e artificial, provocado pela sugestão do hipnotizador.

O metodo catártico adotado por Freud na seqüência do metodo hipnótico consiste na revivencia da situação traumática liberando o afeto esquecido e desta forma restituindo ao sujeito a sua condição anterior ao trauma.
Além do método de associação Livre onde o paciente onde o paciente deve falar tudo que vem a mente sem discriminação.


Referencias:
Asendorpf, Jens B. (2004). Psychologie der Persönlichkeit (3. Aufl.). Berlin: Springer. ISBN 978-3-540-71684-6
Myers, David G. (2008). Psychologie. Heidelberg: Springer. ISBN 978-3-540-79032-7 (Original: Myers (2007). Psychology, 8th Ed. New York: Worth Publishers.)
Zimbardo, Philip G. & Gerrig, Richard J. (2005). A psicologia e a vida. Artmed. ISBN 85-363-0311-5 (No artigo citado do alemãõ (2004)Psychologie. München: Pearson. ISBN 3-8273-7056-6; Original: (2002). Psychology and Life. Boston: Allyn and Bacon.)

 


17 comentários:

  1. Podia dar uma melhoradinha no português, tá muito mal escrito. Algumas partes parecem até tradução do Google... T+ Monserrat.

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  2. wundt fundou a introspecção? em qual livro está dizendo isso?

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  3. Muito bom! Entendi muito bem!O texto compilado dá uma ideia geral,simples, resumida e sintetizada da história da psicologia.Agradeço

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  4. Piaget é Gestalt? Tem certeza?
    Na psicanálise Freud não é o único autor, dá pra citar Lacan, Melanie Klein, Winnicott, Ana Freud, e a hipnose foi abandonada já no tempo de Freud!

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  5. O texto parece bom, porém bastante resumido. Fora, a ortografia que não está boa!

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  6. Porém, Piaget é construtivista, no qual, vai mais para o lado da pedagogia.

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  7. NÃO PREOCUPE COM O PORTUGUÊS NÃO, PROCURE ENTENDER O AUTOR.

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  8. O resumo é bom, mas tem muitos erros de português.

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  9. O conteúdo deste blog é muito duvidoso e entra em contraste com a maioria dos livros de historia sobre psicologias e psicólogos, apesar de cada um fazer suas pesquisa existe um padrão e não sei se eu é que estou desatualizado mas, este conteúdo merece um ponto de interrogação.

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