terça-feira, 30 de agosto de 2011

O patinho Feio

O PATINHO FEIO - EM BUSCA DE UM LUGAR


A historia como todos já conhecem mas aqui vai um resumo bem rápido ( para os que querem relembrar a história assistam o video abaixo)
Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente de seus irmãos, o pobre é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e galinhas do terreiro.
Um dia, cansado de tanta humilhação, ele foge do ninho. Durante sua jornada, ele para em vários lugares, mas é mal recebido em todas. O pobrezinho ainda tem de aguentar o frio do inverno.
Mas, quando finalmente chega a primavera, ele abre suas asas e se une a um majestoso bando de cisnes, sendo então reconhecido como o mais belo de todos.


A historia é um sucesso ate hoje entre as crianças pequenas ainda que muitos não a considerem um conto de fadas por não conter herói lutando contra as provações, nem salvando a princesinha, nem enredos de amor entre o mocinho e a mocinha. Mas fala da com muita propriedade da angustia das crianças de terem nascido no ninho errado.

Quanto a essa angustia tanto ela é das crianças como ela é dos pais pois muitos pensam que o filho pode ter sido trocado na maternidade ou por alguém de má intenção. Já os filhos temem se descobrirem adotivos.

Muitos pais enquanto o filho ainda esta em processo de gestação alimentam uma fantasia dentro de si de filho perfeito aquele filho lindo que terá um futuro brilhante e será um medico quando crescer.

Mas quando nasce vemos aquela cabeça desproporcional, as pernas atrofiadas, incapaz de sustentar o corpo, um cheiro que não é melhor que a aparência fezes e vômitos são as suas emanações constantes ,as vezes são carecas, não falam e ainda produzem sons desagradáveis, realmente nasce como um patinho feio que vai ganhando grasiosidade, ficam rosadinhos, falantes e encantadores com o tempo.

Por isso ao nascer a mãe eo bebe precisam de sedução mutua para que seja criado um vinculo entre os dois eo bebe possa crescer se sentindo seguro e não como uma coisa qualquer . precisa de atenção muito carinho cuidados especias, enfim demanda muita energia e disposição dos pais.

Mas é muito comum vermos em muitas famílias um fracasso desse vinculo entre o bebe ea mãe. A mãe pode por algum motivo seja pela idade ou seja pela falta de responsabilidade não admitir seu papel de mãe e deixando seu filho no abandono, não só o abandono literal mas também o negligenciamento de cuidados que um bebe precisa como trocar fraldas regularmente, dar banhos nos horários estabelecidos, a alimentação e etc.como também pode ser exatamente o contrario essa mãe pode desenvolver muitos cuidados atenção redobrada ao bebe mas tudo isso não passar de uma eficiência mecânica que desenvolve aquele trabalho simplesmente  para manter a consciência limpa  não proporcionando o principal que é o sentimento de amor por aquele ser onde numa situação como essa o bebe sente que não há esse sentimento e acaba por se sentir rejeitado.

O que pode ser visto também como um tipo de rejeição é o tratamento diferenciado entre os filhos como relatado na historia , a mãe demostrar que ama ou gosta mais de um do que do outro traz serias conseqüências para a criança.
Esse sentimento de rejeição  mais a frente pode trazer vários problemas para essa criança.
Ela pode desenvolver a paranoia de que tudo e todos são contra ela. Ela pode se sentir sozinha no mundo mesmo diante da família toda ou de uma multidão.
Ela também poderá se achar feia, fora do padrão que os pais sonhavam para ela e se sentirem assim como aquele patinho feio se sentia um estranho naquele ninho. 



PRESTE ATENÇÃO NOS SEUS FILHOS




Referencias:
-Corso,Diana. Fadas no divã : psicanalise das historias infantis. Artmed,2006
-http://pt.wikipedia.org/
-Editora Abril 
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/C/conto_fadas.htm
 http://www.quebarato.com.br/classificados/lps-contos-de-fadas__4520414.html
Google Books
 Hans Christian Andersen Center: Hans Christian Andersen - FAQ: Books by Hans Christian Andersen


Um comentário:

  1. Encontrei esta página por que esperava encontrar alguém com um quadro semelhante ao meu, mas só vi discursos a respeito à rejeição materna (fato que eu nem me lembrava que tinha na história). Eu era feio quando criança antes de ter "corpo de homem". Era gozado por ser o mais "feinho", andar torto, ter a cabeça grande (rsrs) etc. Quando cresci me tornei sem falsa modéstia dentre os mais bonitos do colégio, família etc. Quando mudei de colégio percebi que as garotas ficavam me olhando, ninguém me dizia qualquer predicado negativo, mas aí eu percebi que havia uma pressão maior sobre os bonitos, por que geralmente os bonitos por serem mais confiantes, pegam as garotinhas, vão à baladas, etc. Mas como eu era o patinho feio (rsrs) era extremamente tímido e desajeitado (meio Clark Kent) e ficava bastante chateado por não corresponder a expectativa alheia e ficar naqueles momentos constrangedores quando a pessoa se decepciona com você. Acho que se fosse feio a pressão seria menor, me chatearia bem menos. Espero algum tipode ajuda, abraço!

    ResponderExcluir